A Secretaria e a Bahia Pesca estão reformando 17 colônias de pescadores ao longo do rio São Francisco. A reestruturação das colônias é a base para a sustentabilidade da pesca na região...

Eduardo Salles

Seagri reestrutura a pesca na bacia do São Francisco

O secretário de agricultura da Bahia, Eduardo Salles, e o presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto, conferiram nesta segunda-feira (27/05) o andamento do programa de Estruturação da Organização Social da Pesca Artesanal na Bacia Hidrográfica do São Francisco. Eduardo e Cássio visitaram as colônias de pescadores Z-46, em Ibotirama (a 650 km de Salvador), e a Z-50, em Paratinga.

"A Secretaria e a Bahia Pesca estão reformando 17 colônias de pescadores ao longo do rio São Francisco. A reestruturação das colônias é a base para a sustentabilidade da pesca na região. Não era possível melhorar a qualidade de vida e de trabalho dos pescadores sem antes de tudo estruturar as colônias", afirma Eduardo Salles.

De acordo com o presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto, a reforma das colônias é apenas uma das ações realizadas pela Secretaria na região. "O programa abrange também o projeto Renovar, que fornecerá capacitação e material para que os pescadores renovem a frota pesqueira na bacia do São Francisco. Os pescadores aprenderão a construir embarcações de fibras de vidro, mais modernas e seguras", explica. O gestor lembrou ainda que a Bahia Pesca está implantando unidades de beneficiamento de pescado nos principais pontos de pesca e comércio da região.

Os profissionais serão beneficiados ainda com a compra, pela Secretaria de Agricultura, de retroescavadeiras para a construção de barragens subterrâneas. "E como isto beneficiará o pescador? Estas mesmas escavadeiras serão utilizadas para a limpeza dos açudes e construção de tanques escavados", revela Eduardo Sales, complementando que a Bahia Pesca fornecerá acompanhamento técnico para os novos projetos de piscicultura, além de alevinos e ração.

Durante a visitação às colônias de pescadores, o secretário e o presidente foram acompanhados pelos prefeitos de Ibotirama, Bom Jesus da Lapa, Oliveira dos Brejinhos e Paratinga; além dos vereadores das cidades visitadas, e do presidente da Federação dos Pescadores da Bahia, José Carlos Rodrigues (mais conhecido como Zé da Pesca), dentre outras autoridades. Em Ibotirama, além de conhecer a nova colônia Z-46, Eduardo Salles e Cássio Peixoto também participaram da cerimônia de posse da nova diretoria da entidade, encabeçada pelo presidente Felisberto Santos.

As duas colônias foram ampliadas e receberam equipamentos de informática para a inclusão digital dos filhos dos pescadores, além de móveis, equipamentos de escritórios e material de pesca. "Desde 2010 a Bahia Pesca e o governo do estado estão tendo uma preocupação especial com a população ribeirinha do Velho Chico. Estamos construindo um futuro melhor para as famílias de todos os pescadores", disse Zé da Pesca.

Comentários