Temos como missão fomentar a atividade, disponibilizando ferramentas e outros braços operativos para traçar caminhos mais sólidos e competitivos para a pesca artesanal na Bahia

Cássio Peixoto, Presidente da Bahia Pesca

Bahia Pesca e Sedir preparam edital para construção de 600 canoas no Projeto Renovar

No próxima segunda-feira (6) a Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), vai publicar o edital para construção de 600 embarcações do Projeto Renovar, beneficiando pescadores e marisqueiras das regiões litorânea e ribeirinha em todo o território baiano. A iniciativa é fruto do esforço conjunto entre a Seagri/Bahia Pesca, e a Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional/Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (Sedir/CAR).  A Secretaria Extraordinária da Indústria Naval e Portos (Seinp) também já sinalizou participação na elaboração e discussões finais do edital, assim como os segmentos ligados à pesca na Bahia.

Os barcos, construídos em fibra de vidro, atenderão às necessidades específicas dos pescadores e marisqueiras que vivem da atividade no litoral e em regiões ribeirinhas, totalizando 1800 pessoas beneficiadas inicialmente. "Temos como missão fomentar a atividade, disponibilizando ferramentas e outros braços operativos para traçar caminhos mais sólidos e competitivos para a pesca artesanal na Bahia", enfatizou o presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto.

Outro benefício do projeto é a renovação gradativa da frota de canoas de madeira por embarcações de fibra de vidro, promovendo conceitos como sustentabilidade e responsabilidade ambiental dentro da atividade. "Este é o primeiro passo para um grande avanço da pesca artesanal em território baiano e para melhorar as condições de renda e trabalho para milhares de pescadores e marisqueiras no Estado", finalizou Peixoto.

Comentários