A audiência com o Ministro foi um pedido de ajuda imediata para que a suinocultura não venha a passar por mais uma crise como a de 2012

Marcelo Lopes, Presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS)

ABCS apresenta demandas do setor suinícola ao novo Ministro da Agricultura

O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Marcelo Lopes, esteve reunido nesta quinta-feira (2) com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Antônio Andrade, para apresentar as demandas do setor para 2013. Dentre os principais assuntos debatidos, o presidente da ABCS relatou as dificuldades enfrentadas pelos suinocultores brasileiros por conta dos altos preço dos grãos, como milho e soja, somado aos baixos valores de comercialização do quilo do suíno vivo.


Segundo Marcelo Lopes, é preciso agir com brevidade para que as soluções quanto ao custo de produção sejam atendidos antes que os suinocultores acumulem mais dívidas. "A audiência com o Ministro foi um pedido de ajuda imediata para que a suinocultura não venha a passar por mais uma crise como a de 2012", diz.
Outras demandas também foram abordadas, como a renegociação das dívidas dos suinocultores, o sistema de contrato de opção de compra de milho; apoio a aprovação dos projetos de lei de integração; garantia de abastecimento interno de milho por meio da recomposição dos estoques públicos; aumento da oferta de milho para venda balcão e o limite de compra por suinocultor. O ministro recebeu todas as reivindicações por escrito e reafirmou apoio a suinocultura em 2013. "São demandas muito importantes. Iremos trabalhar juntos para que a suinocultura se desenvolva e não passe por novas crises", disse Antônio Andrade.


Aproveitando o encontro, Marcelo apresentou a proposta do XV Seminário Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (SNDS), que acontecerá de 31 de julho a 2 de agosto na cidade de Gramado/RS, e convidou o Ministro a estar presente na abertura do Congresso. O Ministro reforçou que o evento é de grande importância para a atualização da cadeia de suínos e fará o possível para estar presente.


Fonte: ABCS

Comentários