Artigos

Mandioca ajuda a diminuir pobreza no campo

A mandioca pode se transformar no principal cultivo do século 21. A afirmação é da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e está registrada na publicação "Produzir mais com menos: Mandioca - Um guia para a intensificação sustentável da produção", de 2013:

Leia Mais

O confinamento e o futuro da pecuária brasileira

O confinamento e o futuro da pecuária brasileira

O volume de animais confinados no Brasil deverá mais do que dobrar nos próximos dez anos, superando as 9 milhões de cabeças até 2023.

Leia Mais

A pecuária brasileira corre perigo!

Não podemos esquecer é que a pecuária corre perigo. Produtores estão vendendo suas áreas, arrendando e ou até mesmo abandonado a atividade.

José Annes Marinho - engenheiro agrônomo, gerente de Educação da Associação Nacional de Defesa Vegetal - Andef

Os resultados expressivos da pecuária brasileira mostram que o rebanho dobrou nos últimos 36 anos, passando de 102,5 milhões de cabeças para 204 milhões. Vocês sabem quais são os motivos?

Leia Mais

O crescimento econômico está no campo

Quando falamos em mecanização, não podemos pensar apenas nas grandes máquinas, pois o mercado de tecnologias portáteis também tem importante participação no segmento.

ANDRÉ FARO, gerente de vendas nacional de uma empresa multinacional sueca líder em equipamentos para o manejo de áreas verdes.

Nos últimos meses, temos acompanhado que o Brasil vive um cenário de estagnação em alguns setores da economia. No entanto, quando analisamos a situação do agronegócio, visualizamos um cenário bem diferente e com perspectivas otimistas para os próximos anos. No primeiro trimestre de 2013, por exemplo, o PIB, soma dos produtos e serviços produzidos pelo país, ficou abaixo do esperado, com 0,6%, porém, na contramão disso, o setor agrícola registrou o maior crescimento desde 1998 e avançou 9,7%.

Leia Mais

MP da Seca, um avanço necessário

A MP 610 vai estender as condições favoráveis para a quitação de empréstimos concedidos por meio do Fundo Constitucional do Nordeste (FNE) a todos os produtores rurais

Renan Filho

O Congresso Nacional aprovou na última semana o texto final da Medida Provisória (MP) 610, a MP da Seca. Ela trata da ajuda a municípios atingidos pela seca no Nordeste, renegocia dívidas rurais e inclui novos setores na desoneração tributária da folha de pagamentos.

Leia Mais

Um outro foco - Pacto pela agropecuária

Um outro foco - Pacto pela agropecuária

O que tem acontecido nos últimos dias representa a maturidade democrática do País. Importante, autêntica e apartidária, a mobilização nacional que tem levado centenas de milhares de jovens às ruas das principais cidades brasileiras clamando contra a corrupção, exigindo saúde, educação de qualidade, melhoria nas questões de mobilidade urbana, segurança pública e, enfim, condições dignas e qualidade de vida, demonstra que a população está atenta e quer os impostos pagos retornando ao povo na forma de serviços públicos de qualidade.

Leia Mais

Profissionais do Agro Brasileiro

O agro é responsável por 25% do PIB brasileiro, por 35% da PEA (População Economicamente Ativa)- isto significa cerca de 17 milhões de empregos - e por 36% das exportações

José Otavio Menten

O agro brasileiro é extremamente complexo e diversificado. Dos 850 milhões de hectares do nosso território, a agricultura ocupa cerca de 80 milhões de ha e as pastagens 180 milhões de ha. A maior parte do território brasileiro é ocupado por florestas/áreas de conservação. 85% da população brasileira é urbana, estando apenas 15% nas áreas rurais.

Leia Mais

AGRICULTURA FAMILIAR: SOLUÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO

AGRICULTURA FAMILIAR: SOLUÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO

Nos últimos anos, a agricultura familiar tem ganhado mais força e destaque no cenário econômico brasileiro. Hoje, a atividade é responsável por 84% dos estabelecimentos rurais do país. De acordo com o Censo Agropecuário de 2006, o levantamento mais recente feito no país, entre os anos de 1996 e 2006 existiam cerca de 13,7 milhões de pessoas ocupadas na agricultura familiar. Número agora que deve estar bem acima. Além disso, para estimular o seu crescimento, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) está oferecendo ao agricultor uma linha de crédito de até R$ 200 mil para a mecanização de suas propriedades.

Leia Mais