Três torrefadoras de café respondem por 50% das vendas no Brasil

Três torrefadoras de café respondem por 50% das vendas no Brasil

No cenário da cafeicultura, o Brasil há muitos anos se destaca como o maior produtor, exportador e segundo consumidor em nível mundial. Nesse contexto, de cada três xícaras consumidas no mundo uma é brasileira. Entretanto, o mercado brasileiro do produto industrializado tem se mostrado cada vez mais concentrado, pois, atualmente, as três maiores empresas do setor que operam aqui são responsáveis por mais de 50% das vendas.

Dessa forma, para as pequenas e médias torrefadoras que beneficiam e vendem o café 'tradicional' o desafio para atuar nesse mercado altamente competitivo e acirrado é cada vez mais difícil.

Esses dados e análises do mercado de café e também do chá, que são duas plantas que estão competindo em vários países por fornecerem cafeína para a humanidade, entre várias outras análises da produção e consumo no contexto da conjuntura mundial da cafeicultura, constam do Relatório Internacional de Tendências do Café, do Bureau de Inteligência Competitiva do Café (Vol. 6/Nº 09/30 outubro 2017), da Universidade Federal de Lavras - UFLA, instituição integrante do Consórcio Pesquisa Café.

Comentários